quinta-feira, 1 de julho de 2010

Emoções

Todas as sensações possuem algo bem definido que estimula os receptores localizados nos órgãos dos sentidos. Independentemente do tipo de sensações que sentimos, elas nos trazem alterações fisiológicas, psicológicas e comportamentais que são expressas muito mais pela linguagem corporal e facial do que pela linguagem verbal.
No sistema nervoso central, o sistema límbico é definido como o centro das emoções, sendo na verdade um conjunto de regiões. Assim, a emoção teria como função a preparação para a ação e para que esta seja feita, seria organizadas estratégias comportamentais que derivam da extração e do processamento de informações do ambiente.
A inteligência emocional é devida às interações entre as partes cerebrais que fazem com que elaboremos uma avaliação cognitiva do conteúdo emocional de estímulos perceptivos complexos. A capacidade que temos de gostar ou de detectar o que outra pessoa sente vem desse poder de reproduzir em nosso próprio organismo um estado emocional similar.
Existem muitas emoções parecidas com o medo, assim como existem distúrbios que são derivados dessa sensação. A ansiedade e o stresse são reações normais, mas a partir do momento em que começam a provocar um sofrimento, pode-se ter um distúrbio. O medo estremo pode desencadear vários tipos de fobia como, o medo de altura, lugares pequenos e fechados de água entre outras. Dessa forma, temos na figura 1 a sinapse dos neurônios que liberam GABA na pessoa sem ansiedade e na figura 2 com ansiedade.


Figura 1: Sinapse na pessoa sem ansiedade.


Figura 2: Sinapse na pessoa com ansiedade.

Sensações de Sabor

Nossa sobrevivência está relacionada com as sensações de sabor, pois ela envolve a fome, a vontade de comer e os alimentos que precisamos ou que não devemos ingerir. O sabor é culturalmente estabelecido, por isso cada povo tem uma alimentação e uma preferência alimentar característica.
Existem milhares de moléculas que podem evocar uma grande variedade de sabores, mas nós somos capazes de reconhecer quatro sabores básicos: o doce, o amargo, o azedo ou ácido e o salgado. O receptores sensíveis a esses sabores são diferentes e estão espalhados por toda a boca, mas estão concentrados principalmente na língua que, como um todo, é sensível para perceber esses tipos de sabores, como mostra a figura 1.


Figura 1: Ilustração das regiões da língua sensíveis aos sabores.

Nas figuras 2, 3 e 4 estão representadas as estruturas de moléculas que evocam sabores, como a figura 2 mostra uma molécula de glicose que evoca sabor doce, na figura 3 mostra uma molécula de cafeína que evoca sabor amargo e na figura 4 mostra uma molécula que evoca sabor azedo. O sabor salgado é representado pelos sais que interagem com o receptor por rmeio de interações eletrostáticas.


Figura 2: Estrutura da molécula que evoca sabor doce.




Figura 3: Estrutura da molécula que evoca sabor amargo.






Figura 4: Estrutura da molécula que evoca sabor azedo.