quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sensações de Sabor

Nossa sobrevivência está relacionada com as sensações de sabor, pois ela envolve a fome, a vontade de comer e os alimentos que precisamos ou que não devemos ingerir. O sabor é culturalmente estabelecido, por isso cada povo tem uma alimentação e uma preferência alimentar característica.
Existem milhares de moléculas que podem evocar uma grande variedade de sabores, mas nós somos capazes de reconhecer quatro sabores básicos: o doce, o amargo, o azedo ou ácido e o salgado. O receptores sensíveis a esses sabores são diferentes e estão espalhados por toda a boca, mas estão concentrados principalmente na língua que, como um todo, é sensível para perceber esses tipos de sabores, como mostra a figura 1.


Figura 1: Ilustração das regiões da língua sensíveis aos sabores.

Nas figuras 2, 3 e 4 estão representadas as estruturas de moléculas que evocam sabores, como a figura 2 mostra uma molécula de glicose que evoca sabor doce, na figura 3 mostra uma molécula de cafeína que evoca sabor amargo e na figura 4 mostra uma molécula que evoca sabor azedo. O sabor salgado é representado pelos sais que interagem com o receptor por rmeio de interações eletrostáticas.


Figura 2: Estrutura da molécula que evoca sabor doce.




Figura 3: Estrutura da molécula que evoca sabor amargo.






Figura 4: Estrutura da molécula que evoca sabor azedo.

1 comentários:

Unknown disse...

A estrutura da fig4 corresponde a glicose cíclica, a qual ter sabor doce e não azedo. Esta esta invertida com a estrutura da fig2, que por apresentar grupos carboxílicos, apresentam sabor azedo(ácido).

Postar um comentário